PREGUNTAS MAIS FREQUENTES
DE QUE MANEIRA O CASASPAIN.COM EVITA AS FRAUDES?
Através da selecção de anúncios e da atribuição de níveis de confiança.
Em que se baseia a selecção de anúncios?
A selecção de anúncios tem por objectivo evitar, na medida do possível, as fraudes através da nossa página Web. A fraude mais habitual costuma ser a de uma pessoa que – com nome e apelidos falsos – publica uma propriedade que não existe (ou existe, mas não possui nenhum tipo de relação com ela), com o intuito de obter dinheiro do aluguer por adiantado de um diverso número de pessoas. O borlista desaparece de repente e a pessoa que pagou antecipadamente descobre que a propriedade não existe, no mesmo dia em que devia entrar na mesma.
A nossa política de segurança “anti-fraude” consiste em:
- Selecção de anúncios: não são incluídos anúncios em massa nem gratuitos, mas sim através de uma selecção prévia. A maior parte das webs com um grande número de anúncios publicam todo o tipo de propriedades que recebem, sem efectuarem nenhum tipo de controlo de qualidade: o seu objectivo consiste apenas em aumentar o número de anúncios custe o que custar.
- Não se admitem anúncios anónimos ou com poucos dados de contacto: comprovamos em cada anúncio que os dados do titular coincidem com o número de identificação proporcionado e, no caso dos anúncios em modo de teste, exigimos sempre um número de telefone fixo.
O nosso objectivo não é o de ter muitos anúncios, mas sim poucos que sejam de confiança. Desta forma evitamos as fraudes habituais.
Volver a Índice
O QUE É A CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO OS “NÍVEIS DE CONFIANÇA”?
O nível máximo de confiança obtém-se com a antiguidade como anunciante, sem que tenhamos recebido reclamações. É por esta razão que indicamos a antiguidade do anunciante em cada anúncio.
Também será atribuído o nível de “confiança máxima” às propriedades que tenham sido visitadas e onde se comprovaram as características.
Clique aqui para obter mais informação sobre os níveis de confiança
No entanto, nunca podemos garantir a 100% a veracidade da informação publicada. Inclusive, mesmo que a propriedade tenha sido visitada, também não é possível garantir que quando a visitar vá encontrá-la no mesmo estado.
Recomendamos que continue a ler os seguintes conselhos, especialmente no caso em que não tenha sido atribuído um nível de confiança ao anunciante ou à propriedade.
Volver a Índice
QUE CONSELHOS POSSO RECEBER ANTES DE ALUGAR?
- Comprove a exactidão dos dados do anúncio dentro do possível. Visite a propriedade ou peça a um amigo que o faça por si, peça fotografias, dados da situação, etc.
- Exija o seu contrato por escrito. Para esse efeito colocamos à sua disposição um modelo de contrato de arrendamento.
- Para os casos de contrato verbal, não abone a totalidade do montante do aluguer antecipadamente. Qualquer que seja o caso, efectue o pagamento através de um meio que credite a recepção do montante respectivo (ex: transferência). Nunca pague em dinheiro.
-
- No acepte el pago de anticipos de importe elevado. Los anticipos suelen ser como máximo del 40% del precio total cuando se realiza por tiempo inferior a un mes; el 25% en las reservas por un mes; y el 15% cuando se efectúe por un tiempo superior.
- Imprima a publicidade dado que esta possui um cariz contratual e que a execução da mesma pode ser exigida ao anunciante.
- Certifique-se sobre as condições de cancelamento e que parte do pagamento adiantado será restituído e em que condições será efectuado. Tenha também em consideração que os estabelecimentos costumam ter uma hora para além da qual já não são efectuados reservas de alojamento.
- Não aceite elevadas quantias relativas ao pagamento de montantes antecipados elevados. Os pagamentos antecipados correspondem normalmente a um máximo de 40% totalidade do preço quando é efectuado menos de um mês antes da data de início do aluguer; 25 % para reservas a um mês; e 15% quando ocorre num prazo superior.
- Contrate um seguro de cancelamento se existem probabilidades de que poderá cancelar a sua viagem. Ex: Ej: RACC, MAPFRE,...
Volver a Índice
QUAL É A GARANTIA QUE O CASASPAIN.COM ME OFERECE?
O CasaSpain não garante a exactidão da informação publicada dado que não verifica a informação sobre as propriedade nem a identidade das pessoas de contacto de cada anúncio. Consequentemente, o CasaSpain.com não assume responsabilidades sobre conflitos que possam ocorrer entre anunciantes e arrendatários.
No entanto, o CasaSpain assume a responsabilidade de retirar os anúncios sobre os quais tenha recebido sucessivas queixas ou hajam claras evidências de que os dados demonstrados não são verídicos. Esta informação é do conhecimento dos proprietários e intermediários que anunciam no nosso directório.
Comprometemo-nos, também, a receber as suas queixas ou reclamações e transmiti-las ao anunciante, devendo este responder-lhe directamente. O CasaSpain.com deve tomar conhecimento das alegações que o proprietário efectuar, bem como saber se está de acordo ou não com a reclamação. Desta maneira podemos formular um critério aquando da decisão de retirar ou não o anúncio.
Volver a Índice
QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS FACE AO ARRENDADOR?
- Direito a exigir um contrato por escrito. Neste sentido colocamos à sua disposição um modelo de contrato de arrendamento..
- Direito a exigir que se cumpram as condições especificadas na publicidade, dado que o mesmo tem efeito contratual ou vinculativo de acordo com a Lei Geral de Defesa dos Consumidores e Utentes e a Lei Geral de Publicidade. Noutro caso poderá requerer o ressarcimento do que pagou.
- Caso não possa fazer uso da reserva, direito a ser reembolsado pelo montante que pagou antecipadamente, na proporção correspondente que o contrato determina.
- Direito a verificar as condições das propriedades ante de efectuar o pagamento do montante restante e não ocupá-la, com o ressarcir do que já pagou, se as condições não estiverem em conformidade com o que foi acordado.
- Direito a exigir factura que credite o pagamento do montante total.
Volver a Índice
ONDE E COMO POSSO RECLAMAR?
- Tente sempre através de forma amigável obter um acordo com o proprietário ou agência intermediária.
- Como CasaSpain.com. assumimos o compromisso de receber as suas queixas ou reclamações e transmiti-las ao anunciante, devendo o mesmo responder-lhe directamente. Em caso de aprovação da queixa o anúncio será retirado >> click here to download the claim form.
- Se não chegar a acordo, a queixa deverá ser anotada no livro de reclamações do estabelecimento sendo que uma das cópias deverá ser apresentada nos serviços de consumo da região onde reside. No entanto estes livros de reclamações apenas estão disponíveis em estabelecimentos abertos ao público e não em propriedades particulares.
- A um Centro para a Arbitragem de Consumo. Existem Centros para a Arbitragem com âmbito municipal, provincial, autonómico, etc. Ambas as partes têm estar de acordo em serem julgadas à arbitragem, sendo será de cumprimento obrigatório qualquer resolução adoptada. Os trâmites não são burocráticos, sendo o sistema rápido (a deliberação não demora mais de quatro meses) e gratuito. Clique aqui para ver uma listagem dos Centros.
- Em último caso pode tentar levar o imbróglio aos tribunais. No entanto aconselhamos-lhe a consultar previamente um advogado ou organização de consumidores para evitar que os honorários do profissional e os custos do julgamento superem a hipotética quantia que poderá obter caso o juiz lhe dê razão.
Para os casos de reclamação é importante que guarde todas as provas documentais possíveis (fotografias, publicidade, comprovativos de depósito/transferência...) Para que tenha direito a indemnização os prejuízos causados terão de possuir as respectivas provas.
Volver a Índice